Pilates durante a Gravidez



A gestação é um período fascinante, em que a forma e as necessidades do corpo da mulher mudam constantemente à medida que a gestação avança. Como essas alterações geram novas e diferentes demandas sobre os músculos e articulações, é fundamental adaptar sua rotina de exercícios para adequar-se a estas mudanças.

Durante a gestação ocorrem diversas alterações, portanto um bom entendimento delas vai favorecer o fisioterapeuta ou profisisonal de Educação Física a orientar de forma segura e eficiente a gestante que se propõe a praticar o Pilates.

Exercícios de Pilates para Gestantes

Exercícios para o 1º Trimestre

Para gestantes que são iniciantes no método, devemos orientá-las a esperarem a 12º semana, até que a sua gestação estabilize. Caso precise esperar este período terminar, ela pode realizar caminhadas diárias para manter o condicionamento cardiovascular, aplicando os princípios de boa postura. Para as gestantes que já praticavam o método antes da gravidez, podem continuar praticando.

Exercícios para o 2º Trimestre

Neste trimestre a postura da gestante vai alterando à medida em que o bebê cresce e sua barriga também. Aregião torácica fica ainda mais arredondada por causa do peso das mamas.

A partir da 24ª/25ª semana - ou antes - durante os exercícios em decúbito dorsal, caso a gestante sinta algum desconforto, é necessário elevar o tronco com uma cunha de posicionamento para evitar a compressão da veia cava, o que pode comprometer a circulação e a nutrição do bebê.

Exercícios para o 3º Trimestre

No último trimestre, a gestante vai se sentir ainda mais desconfortável, devido ao ganho de peso constante, haverá ainda mais mudanças em sua postura e em sua marcha, e é o momento mais comum da mulher sentir as dores e desconfortos na região lombar.

Para essa fase, são ótimos os exercícios que promovem melhora da circulação e alongamento das panturrilhas, e os agachamentos ajudam na preparação do parto.


Não perca a chance de ter esse ótimo material, com conteúdo excelente!

https://go.hotmart.com/H61481554G

Tenha todas as informações desse material acima!

Mais informações sobre o Produto:


Se você preferir, pode ter informações pelo Whatsapp